Primeiro post do ano, novo post em que nos centraremos na categoria “ferramentas de jardinagem” com um artigo sobre roçadoras.

Se é um leitor habitual do nosso blogue, já sabe que, tanto a manutenção como o cuidar de cada uma das nossas máquinas, são processos muito importantes quando se quer ter um trabalho de qualidade.

Procuramos segurança e eficiência.

Por isso, vamo-nos centrar na explicação de um dos processos que gera mais dúvidas ao trabalhar com uma roçadora, sobretudo nos utilizadores principiantes: substituir o fio.

Se se inclui neste grupo de pessoas e não sabe como realizar esta tarefa, recomendamos que continue a ler.

Substituir o fio de uma roçadora Husqvarna: Que fazer

Manter em perfeito estado as nossas máquinas deve ser a prioridade de todo o proprietário. A segurança pessoal e a produtividade do trabalho com elas depende disso.

Corta-relvas, motosserras, roçadoras. De qualquer tipo.

Para que o trabalho seja de qualidade e, sobretudo, para que o seu bem estar não seja comprometido, a máquina deverá estar em ótimas condições.

No caso em apreço, as roçadoras, o utilizador deve levar a cabo uma série de ações para manter em bom estado a máquina.

Em artigos anteriores, tínhamos analisado a manutenção delas, e agora vamos nos centrar em dar resposta a uma das questões que mais dúvidas gera: substituir o fio de uma roçadora.

trabalhar com roçadeira

trabalho com roçadora

Aspetos a ter em conta

Antes de começar a explicar o procedimento completo, convém saber quais são os fatores importantes relacionados com o equipamento de corte das roçadoras.

Deve-se ter em conta o seguinte:

  • O fio de corte deve estar firmemente enrolado e de forma uniforme ao rolo. Se não for assim, a máquina produzirá vibrações que podem causar danos à saúde do utilizador.
  • Use sempre os cabeçotes e os fios recomendados. Foram testados pelo fabricante e dependem do tamanho do motor da roçadora. Se não está seguro do tipo de componente de que necessita, contacte o revendedor mais perto de si ou leia com atenção o manual do modelo da sua máquina.
  • O comprimento do fio também é importante, pois um comprimento maior requer uma maior potência do motor que um de menor comprimento.
Cabeça de corte / Trimmy

Cabeça de corte / Trimmy

Recarga do fio: Passos a seguir

Ainda que possa pensar que a substituição do fio de uma roçadora é um processo complexo, vamos mostrar que não é nada assim!

Trata-se de uma técnica simples e rápida. Com um pouco de manha e tendo em conta os pontos que vamos descrever de seguida, poderá llevar a cabo este processo sem nenhum problema.

Os passos a seguir para recarregar o fio de uma roçadora Husqvarna são os seguintes:

  • No caso de que a sua máquina funcione a bateria, antes de fazer o que quer que seja, deve retirar a bateria. Desta forma evitará que a roçadora se ligue por acidente.
  • O seguinte passo que deve realizar é extrair o trimmy.
  • Tal como mencionado, o tipo de fio e o seu comprimento dependerá do modelo da roçadora, ou do modelo de trimmy que está a ser utilizado. Por isso, assegure-se de usar o nylon recomendado.
  • Quando já souber o tipo de fio que a sua máquina requer, preste atenção às setas que aparecem no carretel para o enrolar de forma correta.
  • O nylon que sobrar, introduza-o nos ilhós do trimmy. Não se preocupe se sobrar, pois pode-o cortar ou deixar que o protetor o faça.

E já está. Como pode constatar, é simples recarregar o fio de uma roçadora.

Se ainda tem dúvidas, temos abaixo um tutorial em vídeo em que pode ver com todo o detalhe como se recarrega de fio um aparador de relva. Voltamos a referir: em caso de dúvida, vá a um profissional. É melhor pedir ajuda do que danificar algum dos componentes da roçadora.

Sumário
Como é que se muda o fio de uma roçadora?
Nome do Artigo
Como é que se muda o fio de uma roçadora?
Descrição
Neste artigo explicamos como se substitui o fio de uma roçadora Husqvarna. De modo maiss visual, o post incorpora um tutorial em vídeo do processo.
Autor
Nome do Editor
TudoHusqvarna
Logo do Editor