Novo post sobre máquinas Husqvarna.

Hoje vamos centrar-nos em explicar um dos processos mais habituais ao trabalhar com uma das nossas roçadoras.: trocar o equipamento de corte de uma roçadora.
Seguramente, caso seja um proprietário ou um utilizador de uma das nossas máquinas de aparar mato, saberá do que vamos procurar explicar de seguida. Se calhar, não foi feita por si, mas é uma tarefa não tão desconhecida.

Neste novo artigo analisamos a mudança da plataforma de corte de uma roçadora. Em concreto, detalharemos os passos que se devem seguir ao substituir o cabeçote por uma lâmina para erva.

Comecemos então.

Equipamento de corte de uma roçadora Husqvarna: como o substituir

Se num post anterior escrevemos sobre como limpar o filtro de ar de uma roçadora Husqvarna, hoje vamos ensinar a mudar a plataforma de corte de uma roçadora.

Se é um utilizador habitual de uma destas máquinas, saberá que, em muitas ocasiões, o seu jardim ou o seu espaço verde vai requerer o uso de uma lâmina em vez de um cabeçote. Talvez já saiba como proceder com a sua substituição, mas caso não saiba, hoje detalharemos os passos a seguir e o que se deve ter em conta para tal.

E como referimos sempre em todos os posts sobre máquinas profissionais, deve assegurar-se de cumprir com as normas de segurança. Além disso, em caso de dúvida ou problema, recomendamos-lhe vivamente contactar um dos nossos revendedores oficiais.

equipamento de corte de roçadora
Equipamento de corte de roçadora Husqvarna

Montagem e desmontagem do cabeçote de corte

Ao montar o equipamento de corte deve ter muito em conta que a guia da peça de arrasto/brida de apoio fique bem colocada no orifício central do equipamento.

Se fez uma má montagem, está a correr o risco de sofrer ferimentos pessoais graves e/ou mortais. Preste muita atenção ao que está a fazer e use sempre a proteção adequada.

Como desmontar o cabeçote?

Manter em perfeito estado uma das nossas máquinas é deveras importante. O resultado do trabalho, a sua segurança e a de quem o rodeia dependem desse bom estado.

Caso observe que o cabeçote está em mau estado, que tem gretas ou está danificado, substitua-o. Também pode necessitar de uma substituição quando estiver a trabalhar e necessite de uma lâmina de serra em vez do trimmy.

Se é um dos casos anteriores, siga estes passos:

  • Pressione os clips do cabeçote de corte para o extrair e para retirar o fio.
  • Puxe o conjunto que forma o fio e a tremonha.
  • Retire a porca que segura o cabeçote de corte e o disco de arrasto.

… e já está! Prático, rápido e simples – assim é o processo de extração do cabeçote de corte de uma roçadora. Agora já poderá proceder a montar a lâmina de erva.

Como montar a lâmina de serra e a proteção da lâmina

Quando se trabalha com uma roçadora Husqvarna, não se deve utilizar nunca e sob nenhuma circunstância um equipamento de corte sem antes ter colocado a proteção recomendada.

Para montar a proteção:

  • Engate-a ao gancho de suporte da placa.
  • Dobre a proteção em torno ao eixo e aperte-o com o perno no lado oposto do eixo.

Com este elemento pronto, já poderia começar a usar a sua roçadora.

Vejamos agora o processo de montagem da lâmina para erva:

  • Antes de começar, assegure-se de que a superfície em que vai trabalhar não apresenta nenhum desnível.
  • Após estar instalado num lugar adequado, coloque a peça de arrasto no eixo de saída (letra B).
  • Depois, gire o eixo da lâmina até que veja que um dos orifícios da peça de arrasto coincida com um dos orifícios da caixa de engrenagens.
  • Insira a chave em L (letra C) no orifício para bloquear o eixo.
  • De seguida, coloque a lâmina, a cuba de apoio (letra E) e a brida de apoio (letra F) no eixo de saída.
  • Por último, monte a porca (letra G). Utilize para isso a chave tubular do seu jogo de ferramentas.

E já está. Como pode ver, é simples a montagem de uma lâmina de serra para erva. No entanto, caso as instruções anteriores não lhe tenham servido de muita ajuda ou se ainda tem alguma dúvida, deixamos de seguida um vídeo tutorial em que explicamos o processo em que se substitui um cabeçote de corte por uma faca/lâmina para erva.

¡Partilhe este artigo!