Artigo sobre ferramentas e máquinas, pensado para os utilizadores das nossas motosserras.

Comprou recentemente uma motosserra Husqvarna e não sabe como funciona o equipamento de corte? Não sabe por onde começar ao fazer algum dos processos básicos relacionados com a corrente?

Neste artigo vamos mostrar-lhe como lubrificar a corrente de uma motosserra Husqvarna. Vamos explicar como deve usar o óleo e que passos deve seguir. Se teve e continua a ter dúvidas com esta tarefa de manutenção, estamos confiantes de que este artigo o vai ajudar.

Comecemos então!

Como lubrificar uma corrente de motosserra?

Se já é um utilizador habitual das nossas máquinas, sabe que mantê-las em perfeito estado tem como resultado, não só um trabalho de maior qualidade, dá também uma maior segurança para si e para quem o rodeia.

A manutenção de cada um dos produtos é fundamental para conseguir os resultados desejados. Por isso, fazemos especial finca-pé neste tipo de procedimentos.

O trabalho com as nossas motosserras começa mesmo antes de ligar a máquina. Num dos nossos artigos anteriores explicamos a manutenção de uma motosserra Husqvarna mas neste tutorial, vamos mais além e detalharemos como se deve fazer a lubrificação da corrente.

Antes de entrar em cheio no cerne da questão, convém saber o seguinte: se a corrente tem pouco óleo, corre o risco de que se produzam roturas no equipamento de corte e por conseguinte acidentes graves e até mesmo mortais. É portanto muito importante esta tarefa de manutenção.

O óleo para a corrente da motosserra

óleo para barra e corrente para motosserra
óleo para barra e corrente para motosserra

Muitas vezes temos perguntas como: “Que óleo é o melhor para a minha motosserra?” “Devo usar um tipo de óleo concreto?” — são perguntas mais que razoáveis.

Para uma corrente de motosserra, o melhor é usar um óleo com boa adesão, assim como com boa fluidez, independentemente de se faz calor ou frio. Além disso, recomendamos o nosso óleo de origem vegetal para assim obter uma maior conservação do equipamento de corte e, sobretudo, do meio ambiente.

Mas atenção, nunca deve usar um óleo residual (são nocivos para si e para a máquina).

Também é muito importante que, se vai guardar a motosserra durante um tempo prolongado, que limpe a ranhura da barra e a corrente da serra. Se não o fizer, é possível que o óleo acabe por se oxidar, o que faz com que a corrente se torne rígida e a cabeceira de enrolamento da roda fique presa.

O reabastecimento de óleo: O que deve saber

Todas as nossas motosserras têm lubrificação automática da corrente, pelo que o processo se tornou mais simples. Além disso, os depósitos do óleo e de combustível estão dimensionados para que a gasolina termine antes do óleo.

Por isso, não tem que se preocupar com este tema!

Mas atenção, esta função só é efetiva se usar um óleo de corrente correto (por exemplo, um demasiado claro terminará antes que a gasolina, pelo que tente empregar o recomendado para cada modelo). E, além disso, deve ser realizada uma boa regulação do carburador e seguir os nossos conselhos sobre o equipamento de corte.

Porquê?

Porque se a mistura é demasiado pobre, como anteriormente, o óleo terminará antes que o combustível. Igualmente, se a barra é muito grande, vai necessitar de maior quantidade de óleo. Como vê, está tudo relacionado.

verificação do óleo de corrente para motosserra
verificação do óleo de corrente para motosserra

Controle a lubrificação da corrente

Cada vez que for reabastecer, deve verificar a lubrificação da corrente da motosserra. Como? Da seguinte forma:

  • Coloque a ponta da barra a uns 20 cm de um objeto fixo
  • Deixe a motosserra a funcionar durante 1 minuto a ¾ de aceleração
  • Depois deste tempo deveria ver-se uma linha clara de óleo no objeto.

Se tal não acontece, assegure-se de que o canal de óleo está aberto e limpo, que a guia da barra está em bom estado (limpa) e que a cabeceira de enrolamento da roda gira com facilidade (limpe e lubrifique caso seja necessário).

Se ainda assim a lubrificação não funciona, desloque-se a um dos nossos distribuidores oficiais.

 

motosserra em ação
motosserra em ação

¡Partilhe este artigo!