Se está habituado a trabalhar com uma roçadora Husqvarna ou se é proprietário de uma destas máquinas, deve saber que a sua manutenção e a sua limpeza é uma operação bastante importante. Se não se levam a cabo uma série de procedimentos, a máquina não irá funcionar, não irá conseguir terminar os seus serviços e, sobretudo, será um risco para a sua própria segurança.

Neste post sobre máquinas de jardinagem do blogue Dicas de Jardinagem e Silvicultura, vamos analisar a melhor maneira de levar a cabo a manutenção de um dos componentes chave que afetam o funcionamento de uma roçadora, o filtro de ar.

O que é um filtro de ar

Antes de entrar no tema que nos ocupa, convém descrever o que é um filtro de ar e para que se usa.

Manutenção do filtro de ar de roçadora
Manutenção do filtro de ar de roçadora

Um filtro de ar é um dispositivo que tem como função principal eliminar partículas sólidas do ar, como por exemplo, o pó, o pólen e as bactérias em suspenso. Estes dispositivos são úteis nos lugares onde a qualidade do ar e a ventilação são de grande relevância. É também importante para evitar que resíduos ou materiais penetrem, por exemplo, no carburador ou no cilindro do motor.

Os diferentes tipos de filtro de ar

Existem dois tipos de filtro de ar numa roçadora. Por tanto, não é estranho que a limpeza de ambos seja diferente. Vejamos então quais são os filtros que podemos encontrar no interior de uma destas máquinas:

Filtro de seda: Este elemento está incluido nas máquinas de uso ocasional, ou seja, as roçadeiras de uso doméstico, digamos assim. Encarrega-se de eliminar (filtrar) os resíduos e o pó que se pode encontrar nos jardins particulares de utilizadores privados.

Filtro acamurçado: É o filtro ideal para as roçadoras profissionais que trabalham de forma intensiva e em ambientes secos. São perfeitos para as condições mais exigentes e extremas, ou dito de outro modo, para ambientes poeirentos e com uma grande quantidade de partículas em suspensão no ar.

Como fazer a manutenção de cada filtro de ar

Tal como mencionado anteriormente, manter o bom estado de uma máquina é de vital importância não só para o dispositivo, mas também para a própria segurança do operário que a estiver a usar.

As roçadoras Husqvarna requerem uma manutenção diária, semanal e mensal, e ainda que esta já foi abordada num post anterior intitulado “A manutenção de uma roçadora Husqvarna”, parece-nos importante centrar-mo-nos num dos componentes mais significativos destas máquinas de cortar mato, o filtro de ar.

Porque se deve limpar regularmente? Ao levar a cabo uma limpeza regular, evitam-se falhas no carburador, problemas de arranque, uma possível redução da potência da máquina, o desgaste desnecessário das peças do motor e um maior consumo de combustível. Como vê, vai valer a pena investir um pouco de tempo a ler este artigo.

Em linhas gerais, os passos a seguir são:

  1. Desmontar a tampa do filtro de ar e retirar o filtro. Esta pode ser aberta ao meio para assegurar um bom acesso e uma boa limpeza.
  2. Se se trata de um filtro de seda, use sabão e água para o limpar. Depois, sopre. Se pelo contrário é um filtro acamurçado, o processo é diferente. Deve soprar do interior para o exterior.
  3. Após limpar e secar (no caso do filtro de seda), volte a colocá-lo.
  4. Se vir que está demasiado sujo para o poder limpiar por completo, ou se apresenta alguma avaria, recomendamos a sua substituição.

Devemos assinalar que é recomendável limpar o filtro a cada 25 horas de funcionamento ou com maior frequência se se trabalha habitualmente em ambientes poeirentos e secos.

A manutenção de um filtro de ar, tal como pôde comprovar, não é uma operação demasiado complexa. Basta ter cuidado em realizar os passos anteriores pela ordem mencionada e verificar o tipo de filtro com que se está a trabalhar.

Se ainda assim tem dúvidas ou se lhe surgir algum problema, aconselhamos a que se dirija à oficina ou distribuidor Husqvarna mais perto de si.

¡Partilhe este artigo!