Se possuir de uma roçadora Husqvarna, este artigo seguramente que é do seu interesse, pois, nele, procuramos dar a conhecer ao utilizador os passos-chave para levar a cabo a manutenção deste tipo de máquinas para aparar o matagal. Assinale-se que só se podem realizar as tarefas de manutenção que se detalham a seguir.

Se a sua roçadora tem algum problema adicional, ou necessita de uma atenção especial, deve pôr-se em contacto com os profissionais da oficina da marca.

As roçadoras Husqvarna podem ser colocadas em duas grandes categorias se temos em conta os trabalhos a que se destinam. A manutenção das máquinas varia segundo o tipo de cada uma delas.

Destacamos as roçadoras que funcionam com gasolina e as de bateria. Dependendo da classe a que pertence a sua, terá que prestar mais atenção a um conjunto de tarefas concretas.

Neste artigo, vamos abordar em profundidade as tarefas de manutenção dos modelos a gasolina, falaremos das de bateria e tem à sua disposição um pdf sobre estas últimas.

Roçadora Husqvarna
Roçadora Husqvarna

A manutenção de as roçadoras a gasolina

As roçadoras que funcionam com gasolina, necessitam que a mistura de carburante e óleo seja a correta. Além disso, requerem que se verifique o nível do carburante, a quantidade de fio de nylon e a cabeça de corte. As tarefas de manutenção destes modelos diferem em certos aspetos das máquinas que, por exemplo, funcionam com bateria.

Para uma boa conservação da roçadora devem-se levar a cabo as seguintes verificações e trabalhos de manutenção. Algumas devem-se realizar diariamente, e outras em períodos de tempo mais longos.

Roçadeira
Roçadora

Manutenção diária

As tarefas que se devem levar a cabo de cada vez que se usa a roçadora são as seguintes:

  • — Limpar o exterior da máquina. A relva atua como um agente corrosivo pelo que é imprescindível ter a cobertura da roçadora totalmente limpa.
  • — Caso use um arnês para realizar as tarefas de silvicultura e exploração florestal, deve verificar que não está danificado.
  • — Deve confirmar que a pega, o guiador, o comando de paragem e os casquilhos isolantes da pega estão intactos.
  • — Assegure-se de que o equipamento de corte não gira em ralenti. Caso tal ocorra, para regular a marcha (T) deve-se seguir estes dois passos:
  • 1. Fechar o parafuso T no sentido dos ponteiros do relógio. Isto deve-se realizar com o motor em marcha e até que o equipamento de corte comece a girar.
  • 2. O passo seguinte é ajustar no sentido contrário aos ponteiros do relógio o parafuso até que o equipamento de corte se detenha.
  • Se isto for realizado corretamente, a marcha do motor será uniforme em todas as posições e haverá uma ampla margem até que o sistema de corte comece a girar.
  • — Limpar o filtro de ar para evitar falhas no carburador, problemas de arranque ou, por exemplo, a redução da potência. Para a sua limpeza tem que se desmontar a cobertura, retirar o filtro e limpá-lo. Caso seja necessário, deve-se mudar e substituir por um novo.
  • — A folha deve estar corretamente centrada, ter um bom cortante e não apresentar gretas.
  • — A porca de segurança, os parafusos e as restantes porcas devem estar bem apertadas. Assegure-se disto.
  • — Deve fazer finca-pé em verificar que não existe nenhuma fuga no motor, no depósito ou nas condutas ou tubos.
  • — Quando o motor fica sem combustível, antes de qualquer outra ação, deve verificar se a tampa e o filtro não estão obstruídos.
Roçadora no ombro de operário com cidade como pano de fundo
Roçadora no ombro de operário com cidade como pano de fundo

Tarefas de manutenção semanal

Algumas tarefas de conservação da máquina não é necessário serem realizadas diariamente, basta fazê-las uma vez por semana. Entre elas destacamos as seguintes:

  • – Controlar o mecanismo de arranque e a corda do mesmo.

 

  • – A vela de ignição da roçadora pode ver-se afetada pelo mau estado do carburador, pelo filtro de ar sujo ou por uma mistura inadequada do óleo e da gasolina. Se a potência da máquina diminui, deve-se limpar a vela de ignição e verificar a separação dos elétrodos.

 

  • – Limpar o carburador tanto por fora como nas zonas situadas ao seu redor.
  • – A engrenagem angulada deve ter a quantidade de graxa necessária. Esta costuma-se entregar de fábrica com o nível adequado. A graxa que se deve usar é especial da Husqvarna.

    Manutenção mensal

    As tarefas de manutenção mensal podem-se resumir em três:

  • — O filtro de combustível deve estar limpo e a sua mangueira não ter defeitos. Caso exista algum problema com ele, deve-se substituir o componente.
  • — Deve-se verificar que os cabos e as ligações não sofrem nenhum defeito ou que não estejam partidos.
  • — A vela de ignição deve ser mudada quando a máquina leve aproximadamente um mês de funcionamento. Há casos em que terá de a substituir mais frequentemente.

    A manutenção de uma roçadora a bateria

    As roçadoras que funcionam com uma bateria, têm a particularidade de que obviamente não necessitam de qualquer mistura de gasolina e óleo para trabalharem. A manutenção deste tipo de roçadoras varia em certos aspetos, sobretudo naqueles que estão relacionados com o combustível.

    As tarefas de manutenção de uma roçadora a bateria requerem uma formação especial. Devido a isso, recomendamos que se desloque a uma oficina oficial da Husvarna ou à loja onde adquiriu a máquina, caso observe alguma das falhas e problemas mencionados no pdf intitulado Tabela de identificação de falhas.

    Trocar a lâmina de relva numa roçadeira
    Trocar a lâmina de relva numa roçadeira

     

    A manutenção diária

    Para um bom funcionamento da roçadora, de cada vez que a use deve efetuar as seguintes tarefas:

  • — Limpar o exterior da máquina. Neste caso não deve usar nunca água.
  • — Manter as pegas secas, limpas e sem óleo nem graxa.
  • — Deve assegurar-se de que os botões de ativação e desativação funcionam corretamente e não têm nada danificado.
  • — Para que o trabalho com a máquina se faça com a maior segurança possível, deve verificar se o bloqueio do gatilho de alimentação funciona de maneira ótima.
  • — A proteção e a cabeça de corte também têm que estar em boas condições, ou seja, sem nenhum defeito, golpe ou greta.
  • — Assegure-se de que os parafusos e as porcas estão apertados.
  • — Deve-se verificar que a bateria, a sua carga e o carregador estão intactos.
  • Semanalmente deve-se verificar as juntas, ligações e cabos e de mensalmente as ligações entre a bateria e a máquina.

    Proteção para fazer a manutenção da sua roçadora

    Quaisquer que sejam as tarefas de manutenção, deve assegurar-se de que está equipado com a proteção necessária para garantir a sua segurança e a dos que o ou a rodeiam. A seguir, mostramos alguns produtos que podem ser perfeitos para este propósito:

    Luvas Functional

    Luvas com proteção anti corte, desenhadas para garantir a segurança do utilizador face aos acidentes que possam ocorrer quando se está a trabalhar.

    Comprar

    Óculos de proteção Clear X

    Óculos de protetores equipados com vidro claro. Podem-se ajustar em ângulo e em comprimento da patilha.

    Comprar

     

¡Partilhe este artigo!