[three_fourth_last]Um novo artigo sobre as máquinas da Husqvarna em que vamos falar das roçadoras a gasolina.

Talvez já conheça o que vamos analisar de seguida, dado que se tem trabalhado com este produto ou se tem uma roçadora sua, estamos quase seguros de que saberá fazê-lo.

Mas nada como uma pequena chamada de atenção.

Hoje vamos a explicar como se arranca uma roçadora Husqvarna. Para tal, vamos detalhar quais são as medidas de segurança que se devem tomar mesmo antes de fazer o que quer que seja. Além disso, explicaremos como se realiza o arranque a frio e a ignição a quente.

Como arrancar uma roçadora Husqvarna a gasolina: que fazer?

Se tem uma roçadora a gasolina da Husqvarna, deve saber que há que seguir uma série de procedimentos quando se trabalha com elas.

Ao, por exemplo, mudar o fio ou ao arrancá-la, devemos cumprir com as medidas de segurança recomendadas e com os passos que detalhamos em cada um dos nossos manuais.

Neste artigo explicaremos como se arranca uma roçadora. Tal como fizemos com as nossas motosserras num artigo anterior, detalharemos quais são os passos que se devem realizar antes e durante a ignição.

Arnês Roçadora
Arnês Roçadora

As medidas de segurança que devem ser tomadas

Antes de arrancar uma roçadora, devem-se ter em conta uma série de medidas de segurança para garantir tanto o seu bem-estar, como o dos que o rodeiam.

A roupa é um dos aspetos mais importantes ao trabalhar com uma das nossas máquinas. O uso de luvas, óculos e capacete é obrigatório. Para trabalhar de forma ótima deve-se levar o vestuário recomendado e homologado.

Além disso, não arranque a roçadora no lugar onde fez o reabastecimento de combustível, há risco de incêndio.

Examine a roçadora antes de arrancar o motor

Outro dos aspetos chave ao de arrancar uma roçadora é controlar que tudo está como deve ser. Com isto referimo-nos ao seguinte:

  • Verifique que a folha da lâmina não tem gretas nem na base dos dentes no orifício central. A limagem pode causar a aparição destes defeitos, por isso, se observar qualquer problema na folha da lâmina , substitua-a.
  • Certifique-se de que a brida de apoio não tem defeitos. Se os tiver, substitua-a por uma nova.
  • Assegure-se de que a contraporca não perdeu a força de bloqueio.
  • Confira que o cabeçote de corte e o protetor não estão deteriorados.
  • Todas as coberturas têm que estar montadas e em boas condições antes de arrancar a máquina.
Roçadora - pormenor do arranque
Roçadora – pormenor do arranque

Arrancar uma roçadora: a frio e a quente

As nossas roçadoras podem ser arrancadas de duas formas diferentes, a frio e a quente. Ambas as maneiras têm passos diferentes, pelo que de seguida lhe procuraremos explicar como realizar cada uma delas.

Antes de fazer seja o que for, deve montar a cobertura da embraiagem completa com o tubo, pois, caso contrário a embraiagem pode ‘fugir’ e provocar danos pessoais. Além disso, deve procurar um lugar com uma base firme e um espaço liberto, sem objetos que possam prender a máquina.

Dito isto, vejamos os passos do arranque de uma roçadora.

Arranque a frio

Ao fazer o arranque de uma roçadora com o motor frio, assegure-se de seguir os seguintes passos:

  • Pressione várias vezes a bolha de borracha da bomba de combustível até que comece a encher. Não é necessário encher por completo.
  • Ponha o estrangulador na posição de estrangulamento, ou seja, puxe o estrangulador para cima. Quando o motor é arrancado com o estrangulador na posição ativada, o equipamento de corte começa a girar imediatamente.
  • Pressione o corpo da máquina contra o solo com a mão esquerda, NUNCA com a pele. Não pise a máquina.
  • Puxe a pega do cordão de arranque lentamente até que note alguma resistência. Depois, puxe de novo, mas com mais força e com maior rapidez. Não enrosque o cordão ao redor da mão.
  • Repita a operação até que o motor faça a tentativa de arrancar.
  • Se o motor arranca ou tenta arrancar, pressione o estrangulador para baixo, e se não, continue a puxar até que a roçadora se ligue.
  • Espere 60 segundos aproximadamente após o arranque antes de puxar o acelerador.

O arranque a quente

E o que se passa quando o motor está quente? Nesse caso a operação de arranque é muito mais simples. Tudo o que tem que fazer nesse caso é:

  • Oprima a bolha de combustível 10 vezes aproximadamente até que comece a encher. Como no arranque a frio, não é necessário enchê-la por completo.
  • Puxe o cordão de arranque até que o motor arranque.

No arranque a quente tem que ter em conta que não deves extrair o cordão de arranque ao máximo e não soltar a pega se já tiver extraído o cordão. Isto pode ocasionar avarias na roçadora.

Esperamos que este post lhe tenha servido de ajuda e venha-lhe a solucionar qualquer dúvida que possa vir a ter.

¡Partilhe este artigo!