Voltamos com um novo post dedicado às máquinas e ferramentas profissionais da Husqvarna.

Nesta ocasião, o nosso esforço centra-se em explicar um dos processos mais significativos e vitais quando se trabalha com uma motosserra Husqvarna. Se é principiante nesta área, este novo artigo de ajuda deve-lhe ser bastante útil.

Quando se emprega uma motosserra, o primeiro que se deve fazer é arrancá-la. Se é a primeira vez que usa uma destas máquinas, é neste momento que começam a surgir as primeiras dúvidas.

Como arrancar a motosserra? Que fazer para que a máquina funcione? Que medidas adotar? São alguns exemplos das questões que surgem ao abordar o trabalho.

Portanto, e para solucionar estas questões, vamos detalhar os aspetos que se devem ter em conta ao arrancar uma motosserra e os passos a seguir para o fazer de forma adequada.

Começamos?

Trabalhar com uma motosserra Husqvarna: Como a arrancar.

Pode parecer um processo básico, muito simples e que o sabemos fazer, mas arrancar uma motosserra é um procedimento que requer seguir uns determinados passos para fazê-lo de forma adequada e, sobretudo, de maneira segura.

arrancar motosserra

arrancar motosserra


Eficiência e segurança, estas são as chaves.

O seu trabalho no jardim ou na floresta deve começar da melhor maneira possível. Por isso, a forma como se arranque a máquina é decisivo.

Os passos prévios ao arranque: Medidas de segurança

Como talvez já saiba, quando está no espaço de trabalho, deve atuar de acordo com as regras de segurança. Para evitar riscos desnecessários, o primeiro que tem que fazer é transportar a motosserra de forma adequada.

A máquina deve ser transportada com a lâmina / barra para trás e com o resguardo posto.

A segurança pessoal é o mais importante, por isso, se cumprir com estas duas recomendações, evitará sofrer alguma lesão ou ferimento em caso de queda ou acidente.

Outro dos aspetos mais importantes antes de arrancar a motosserra é ativar o travão de corrente. É indiferente se se arranca a frio ou em quente (abordamos este tema mais à frente), este travão deve ser acionado sempre.

A roupa também deve ser a adequada.

A roupa e outros elementos de segurança, como, por exemplo, as luvas, o capacete ou os óculos devem ser considerados. Para trabalhar de forma adequada, deve-se usar a indumentária recomendada.

Como arrancar uma motosserra: passos a seguir

Tal como mencionamos anteriormente, existem duas formas de arrancar uma motosserra Husqvarna: a frio e a quente.

Independentemente da forma em que se arranque, o travão de corrente deverá estar sempre ativado.

A seguir, vamos explicar os passos a seguir ao arrancar a máquina, distinguindo entre ambos os arranques.

Assim, ficará claro o que fazer e o que não fazer.

Arranque a frio

Para arrancar uma motosserra a frio, o primeiro que deve fazer é colocá-la no solo sobre uma superfície plana ou entre as pernas. Deverá assegurar-se de que a barra / lâmina não tem nós, ramos ou materiais similares que sejam propensos a ficar presos à corrente quando se pretenda arrancar.

Assim que que estiver colocada corretamente e com o travão de corrente ativado, deve seguir os seguintes passos:

  1. Em alguns modelos, deverá pressionar o comando do descompressor e depois acionar o estrangulador (existem modelos em que os que os botões de ligado e desligado e o do estrangulador são diferentes).
  2. Acione o STARTER (botão de ligado passa à posição ON).
  3. Se a motosserra está equipada com uma bomba de combustível ou de purga de ar, tem que oprimir a bolha algumas vezes até que o carburante seja visível.
  4. Dependendo da cilindrada e do peso da máquina, deve escolher a postura de arranque que seja melhor. Pode optar por a colocar no solo para o primeiro arranque em frio (coloque o pé na pega traseira, agarre fortemente a pega dianteira com a mão esquerda) ou entre as pernas (coloque-a entre as coxas e agarre a pega dianteira).
  5. assim que a máquina estiver na posição correta, deve puxar o cordão de arranque até que o motor faça uma explosão. Nesse momento, empurre o estrangulador e puxe novamente o cordão até que a máquina arranque de forma definitiva.
  6. Acelere para que o motor funcione no ‘ralenti’ e, de seguida, liberte o travão de corrente.

O arranque a quente

Arrancar a motosserra a quente, faz-se da mesma forma que a frio, mas sem necessidade de usar o estrangulador.

Siga as instruções indicadas no ponto anterior, mas omita aqueles pontos em que falamos do estrangulador. Se lhe é difícil arrancar o motor, recomendamos que use a função de semi-aceleração.

Arranque de motosserra Husqvarna

Arranque de motosserra Husqvarna


Para ativar esta função, puxe primeiro ao máximo o estrangulador e volte-o a empurrar para dentro.

E já está, é simples arrancar uma motosserra Husqvarna.

Se depois de ler todo o artigo, continua com dúvidas, o seguinte no vídeo poderá encontrar a explicação perfeita, elaborada pelo nosso embaixador, Tino Meis.

Em breve, mais dicas!
 

Sumário
Como arrancar uma motosserra Husqvarna
Nome do Artigo
Como arrancar uma motosserra Husqvarna
Descrição
Neste novo artigo profissional explicamos como arrancar uma motosserra Husqvarna. Para que se faça de forma adequada, devem-se seguir as normas de segurança.
Autor
Nome do Editor
TudoHusqvarna
Logo do Editor