Neste post profissional deste nosso blogue, vamos tratar um dos temas mais habituais no que toca a máquinas e manutenção das mesmas. A afiação das lâminas de um corta-relvas, uma operação que deve ser realizada por um profissional especializado, ao contrário do que muitos pensam.

Numhttps://lojahusqvarna.pt/blog/ferramentas/como-fazer dos nossos artigos prévios, “Como fazer a manutenção de um corta-relvas Husqvarna”, tínhamos analisado quais eram os aspetos-chave para manter o nosso corta-relvas em perfeito estado. Neste novo capítulo, trataremos de responder a uma das perguntas mais recorrentes por parte dos utilizadores ou proprietários de um corta-relvas: Como se afiam as suas lâminas?.

Ainda que seja uma tarefa que deve ser realizada por uma oficina de serviço oficial da Husqvarna, pode estar interessado em saber como se desenrola o processo, como se desmonta o equipamento de corte ou que fazer quando este está danificado. Se é assim, recomendamos que continue a ler este artigo.

Manutenção de um corta-relvas: o equipamento de corte

Antes de começar a analisar os passos e aspetos que se devem realizar na manutenção das lâminas de corte do corta-relvas, é importante mencionar que a sua afiação, como referido no parágrafo introdutório deste artigo, deve ser feita por um profissional especializado de alguma das oficinas oficiais da Husqvarna. A razão’? Pode ser resumida em duas: a segurança do utilizador e as ferramentas necessárias.

Ainda que a afiação não deva ser efetuada por si, pode desmontar o equipamento para o levar à oficina, assim não tem que transportar todo o corta-relvas e voltar a montá-lo. Por isso, também vamos explicar-lhe como fazer este processo sem que se torne um risco para si.

A desmontagem das lâminas

Quando observar que as lâminas do seu corta-relvas estão em mau estado, danificadas ou que cortam mal, é talvez o momento de ir a uma oficina oficial. Levar a máquina pode ser uma dor de cabeça por problemas de espaço num automóvel normal. Por isso, vamos explicar passo a passo como as desmontar.

O primeiro que deve fazer é evitar que o corta-relvas arranque acidentalmente, portanto, é melhor que retire o cabo de ignição e, se o possui, o interrutor de arranque de segurança/bateria. Outra recomendação é bloquear a lâmina com, por exemplo, um bloco de madeira.

A seguir, afrouxe o parafuso da lâmina e retire-o. Faça o mesmo com as anilhas. Retire o parafuso da lâmina girando-o no sentido contrário aos ponteiros do relógio.

Afiar as lâminas: o processo realizado por um profissional

É um trabalho para os profissionais. Quando leva a lâmina de corte à oficina oficial, são os funcionários que se encarregam de levar a cabo a substituição e a afiação deste equipamento de corte.

A lâmina de um corta-relvas pode ser afiada de duas formas diferentes:

1. Afiar a lâmina de forma manual: neste caso, é necessária uma mesa de trabalho com uma abraçadeira incorporada. Os profissionais usam estas abraçadeiras para segurar a lâmina e afiar os bordos com uma lima de metal. Afia-se tanto o bordo interno como o externo, até que a aresta tenha uma aparência brilhante e limpa. Segue-se o ângulo do bisel enquanto se afia o equipamento de corte (este ângulo costuma ser de 40.º ou 45.º).

2. Afiar a lâmina com uma máquina: a operação torna-se mais complexa. É necessária a proteção de segurança adequada para trabalhar (luvas, óculos de proteção, etc.). Para afiar as lâminas utilizam-se amoladores ou lixadores de banda/cinta.

A montagem do equipamento de corte

Após serem afiadas, deve-se voltar a montar as lâminas. A montagem do equipamento de corte de um corta-relvas faz-se de forma diferente à desmontagem.

Primeiro tem que se montar as lâminas com os extremos em ângulo, ou seja, em direção à tampa. Depois, colocar o cortador com a anilha de fricção contra o suporte do cortador. Deve assegurar-se de que esta se encontra corretamente centrada com o eixo.

Novamente, bloquear a unidade de corte com um bloco de madeira. Monte a anilha e aperte o parafuso girando-o para a direita — ou seja, no sentido dos ponteiros do relógio.

Por último, tem de verificar que a folha se move em diferentes direções e que gira livremente.

corta-relva em ação em Almada
corta-relva em ação em Almada

Corta-relvas LC247S

Corta-relva LC247s
Corta-relva LC247s

Trata-se de um corta-relvas de uso ocasional concebido para jardins particulares de tamanho médio. Equipado com um recolhedor traseiro, com transmissão autopropulsada e com um chassi que evita a corrosão da cobertura. E neste momento está em promoção!

Comprar

 

¡Partilhe este artigo!