Saiba com a Husqvarna a melhor forma de podar roseiras.
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Em pleno verão, as tarefas de jardinagem intensificam-se, pois, todos querem desfrutar dos espaços verdes durante os dias quentes desta época do ano.

Reparar o relvado, aparar as sebes ou podar as plantas.

Todas estas tarefas de jardinagem adquirem uma importância maior à medida que o verão se aproxima. Por isso, neste artigo vamos mostrar-lhe um dos processos mais importantes para uma espécie vegetal de flores bonitas.

Como podar roseiras.

O nosso objetivo de hoje é mostrar-lhe como levar a cabo a poda destas plantas. Além disso, vamos dizer quais são os materiais de que vai necessitar e oferecemos-lhe os melhores conselhos para conseguir uma roseira saudável e de grande beleza.

rosas
rosas

A roseira: a planta de grande beleza

Como bem saberá se nos tem estado a seguir, na Husqvarna gostamos de começar pelo básico, e hoje não vai ser diferente.

Para aprender como podar roseiras, primeiro deve saber o que é um roseiral e que características principais tem. Isto determinará os cuidados, as necessidades de cultivo e a manutenção de que necessita.

As roseiras, pertencentes à família das Rosáceas, podem ser arbustos (de tamanho variável de acordo com a espécie), matagais ou plantas trepadoras de caule lenhoso. Este género abarca umas 150 espécies de roseiras-silvestres e incontáveis híbridos.

Ou seja, uma grande família!

A presença de espinhos em cada um dos caules é uma das características comuns de quase todas as roseiras. As folhas, no entanto, podem ser perenes ou caducas, tudo dependerá da variedade da planta.

Se há algo que se destaque por cima de tudo, são as suas flores, as rosas. Como deve saber, as flores das roseiras são aromáticas. Estas agrupam-se em inflorescências racemosas formando corimbos e as pétalas apresentam cores muito variadas (desde o clássico vermelho ao branco o ao negro).
Uma rosa para cada gosto pessoal.

luvas depois de podar
luvas depois de podar

Podar roseiras: materiais necessários

A poda, como outras tarefas de manutenção, como o transplante ou a fertilização / adubação, não se deve fazer de qualquer forma, sem planificação e com qualquer utensílio que se tenha em casa.

Para que a planta não sofra stresse e, sobretudo, para que não se contagie com alguma doença ou peste, deve-se ter especial cuidado com as ferramentas a usar.

Para podar roseiras, vai necessitar do seguinte:

  • Uma tesoura de poda desinfetada e bem afiada. Para evitar infeções, assegure-se de que está em perfeitas condições.
  • As luvas são um grande aliado durante a poda de roseiras. Assegure-se de que são resistentes e seguras para recolher os ramos espinhosos que forem cortados.
  • Os óculos também são um bom equipamento de proteção para si.
  • Outro utensílio que pode ser de grande utilidade se a sua roseira é de grandes dimensões é uma escada. Para chegar às zonas mais elevadas e trabalhar comodamente, recomendamos usar uma escada (ou algo similar).

Quando tiver tudo o que é necessário para podar as roseiras, é o momento de pôr mãos à obra.

Como podar roseiras: Tudo o que deve saber

Antes de proceder à poda, o primeiro que deve ter claro é que tipo de roseira que tem no seu jardim. Como referido anteriormente, as roseiras podem ser arbustos, matagais ou plantas trepadoras.

Isto determinará a forma de a podar.

podar roseira
podar roseira

A poda da roseira: generalidades

Ainda que o tipo de roseira que tem no seu jardim determine certos aspetos da poda, primeiro vamos-lhe explicar as generalidades deste processo. Estes são comuns a todas as espécies.

  • As tesouras de poda devem estar desinfetadas e afiadas. o tamanho da sua roseira determinará o tipo de tesoura a empregar. Por exemplo, se a sua planta é de grande tamanho, uma tesoura com cabo extensível pode ser de grande utilidade. Se tem dúvidas sobre a ferramenta, aconselhamos-lhe a contactar um centro de jardinagem.
  • Outro dos aspetos mais importantes na poda de roseiras é o corte. Este deve ser limpo e oblíquo. Se quiser fazer com que a sua roseira floresça todo os anos e se encontre em perfeitas condições, faça sempre cortes oblíquos.
  • Retire os ramos em mau estado. Além disso, elimine os ramos que não deem flores e as que estejam secas.
  • Elimine também as flores murchas e os frutos, assim estará a propiciar uma nova floração. Se, pelo contrário, mantêm estas partes da roseira, estará a privar as flores e ramos sãos da energia de que necessitam.
  • Desfaça-se dos rebentos ladrões ou chupões que não trazem nada (retire-os desde a base, não os corte). Os chupões são os rebentos que nascem no solo (ao lado do roseiral mais velho) e absorvem os nutrientes das plantas que se encontrem ao redor.
  • Algo muito importante que deve saber é que os ramos jovens e com rebentos devem ser deixados intactos.

Estas 5 questões são as que tem que ter em conta sempre, independentemente da espécie de roseira que tiver.

matagal de roseira
matagal de roseira

Roseiras de matagal e miniatura

Uma vez que sabe as generalidades da poda de roseiras, agora é a vez de explicar-lhe que fazer quando a sua roseira é de matagal.

Para este tipo de planta, tem que conservar vários ramos principais (de 3 a 7 deve ser mais que suficiente) e dar preferência aos rebentos mais jovens. Elimine os lenhosos, deixe os botões e desmate o centro da sua roseira.

Roseiras trepadoras

Se as roseiras conseguem trepar por diversas superfícies, a poda que realizar pode ser de formação.

Como no caso anterior, deve deixar intactos vários ramos, pois estes serão os que formam o corpo da planta. Elimine os chupões, os ramos laterais e as que se entre cruzem. Além disso, tente que os rebentos se desenvolvam de forma horizontal.

rosas arbusto
rosas arbusto

Roseiras com porte arbustivo

E por último os roseirais arbustos.

Como particularidade mais importante, tem que saber que não se devem podar nos primeiros anos de desenvolvimento. Tem que esperar que se encontre já enraizado e o suficientemente forte como para suportar uma poda de manutenção ou de formação.

Após terem passado alguns anos (tudo dependerá da espécie), deverá poda-la regularmente e para tal deve cortar os ramos terminais.

Os equipamentos de proteção individual (EPI's) da Husqvarna garantem a preparação e proteção perante os desafios mais exigentes. Produzidos seguindo os padrões de qualidade, os equipamentos de proteção individual Husqvarna proporcionam uma proteção fiável, independentemente das condições.Os equipamentos de proteção individual (EPI's) da Husqvarna garantem a preparação e proteção perante os desafios mais exigentes. Produzidos seguindo os padrões de qualidade, os equipamentos de proteção individual Husqvarna proporcionam uma proteção fiável, independentemente das condições.

ver mais Roupa de proteção

¡Partilhe este artigo!

Dicas de jardinagem Poda

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.