Voltamos com mais com um artigo pensado para os amantes da jardinagem e as plantas com flores.

A protagonista de hoje seguramente que deve conhecer, até porque já aqui escrevemos sobre elas: as hortênsias.

Desta vez, centraremo-nos nesta espécie tão característica e decorativa. Em concreto, vamos detalhar um dos processos de manutenção mais importantes quando se deseja uma hortênsia saudável, verde e com muitas flores.

Neste tutorial aprenderá a podar hortênsias.

hortênsia

hortênsia

O que é uma hortênsia e quais são as suas características mais importantes?

A hortênsia, conhecida cientificamente como Hydrangea, é um arbusto caducifólio que chega a alcançar o metro e meio de altura. Como deve saber, é uma das espécies mais usadas em decoração devido principalmente às suas flores coloridas.

Tal como explicamos num dos nossos artigos anteriores, as hortênsias são plantas de sombra. Desenvolvem-se melhor em zonas privadas de luz solar direta.

As suas folhas são de grandes, verdes e caem quando chega a época de seca (outono). As flores começam a desenvolver-se na primavera. Primeiro crescem de cor verde e depois tornam-se cor-de-rosa, azuis, etc.

As inflorescências reúnem-se em corimbos terminais.
As hortênsias são perfeitas para decorar jardins, varandas e terraços. Também podem ser usadas para ornamentar o interior de habitações (desde que esteja ventilada e fresca).

São plantas delicadas que necessitam de certos cuidados para crescer adequadamente e nas melhores condições. É aqui que deve entrar em ação se quiser obter uma variedade bonita e saudável.

A poda é um dos processos mais importantes da sua manutenção.

De facto, é um dos que se têm que fazer com mais regularidade. Em secções posteriores explicaremos como podar hortênsias de forma detalhada. Verá que não vai ter nenhum problema a entender.

Como se poda uma hortênsia?

Ao podar hortênsias deve-se ter muita atenção. É um dos cuidados primordiais para conseguir uma boa floração e uma planta saudável, pelo que conhecer os passos e as ferramentas a empregar é vital.

Talvez não saiba, mas a poda de hortênsias não é um mero processo para lhe dar forma e que fique mais bonita.

É mais do que isso.

No caso destas plantas, esta ação converte-se em algo vital. Não se deve deixar crescer os ramos sem limites, pois terminarão por não poder suster por si sós e irão partir-se sob o seu próprio peso, danificando-se irremediavelmente.

Independentemente da variedade, a poda é semelhante e as ferramentas que se devem usar não variam.

tesoura de podar

tesoura de poda

Que necessita para podar hortênsias

As ferramentas que tem de usar para levar a cabo a poda destas plantas de sombra são as seguintes:

  • tesouras de poda: devem ser firmes, estar afiadas, desinfetadas, ter uma aderência sólida e que cortem de forma homogénea. As tesouras de pegas longas são perfeitas, pois com elas poderá aceder à base dos ramos sem correr nenhum tipo de riscos.
  • luvas: o uso de luvas também é necessário se não se quer sofrer cortes acidentais.
  • óculos: o uso de óculos de proteção é altamente recomendável. Para evitar que alguma folha ou algum ramo lhe cause lesões nos olhos, é melhor que use óculos.
  • adubo especial para hortênsias.

Quando se deve podar? Madeira velha ou madeira nova?

O primeiro passo ao podar hortênsias é saber o quando. Dependendo da variedade de hortênsia, a época de poda pode variar. Por norma, o melhor é esperar que passem as geadas do inverno (portanto, no início da primavera).

Assim que tiver claro quando vai podar a hortênsia, tem que identificar se a madeira é velha ou nova. Se não sabe a que nos estamos a referir, deixamos de seguida um esclarecimento breve:

  • madeira velha: as flores desenvolvem-se a partir dos rebentos do ano anterior. Este tipo de hortênsias costumam florescer no início do verão e as suas flores morrem em meados dessa estação.
  • madeira nova: são variedades que produzem novos rebentos a cada primavera. Assim que o rebento se desenvolve, florescem a partir deste, mas ao contrário dos anteriores, fazem-no mais tarde.

Dependendo da espécie de hortênsia que possui, deverá podar de uma forma ou outra.

hortênsias coloridas

hortênsias coloridas

Como podar hortênsias de madeira velha

Os passos a seguir neste tipo de poda são os seguintes:

  1. Identifique a variedade de hortênsia.
  2. Pode a planta quando as suas flores começarem a cair (costumam fazê-lo em meados do verão) e mesmo antes de que comece a produzir os novos rebentos (que se converterão em flores no ano seguinte).
  3. Elimine as flores velhas que já secaram. Use tesouras de poda e faça cortes mesmo por debaixo das cabeças e nas pontas dos caules.
  4. Retire os caules mais velhos (são os que produzem menos quantidade de flores). Assim promoverá novos rebentos. Corte-os rente ao solo.
  5. Reduza o tamanho da hortênsia (logo após a floração) cortando os ramos por um terço até ao nó mais próximo.
podar

podar

Como podar hortênsias de madeira nova

Quanto às hortênsias que florescem em madeira nova, devem-se podar da seguinte forma:

  1. Como no caso anterior, deve determinar se a sua hortênsia floresce em novos rebentos.
  2. Pode a planta no final do inverno (antes que comece a produzir novos rebentos). Pode cortar um terço de todos os caules para que as flores sejam mais grandes e chamativas.
  3. Com a tesoura de poda corte os caules mortos e os ramos que estejam cruzados ou enredados. Com isto consegue que a hortênsia esteja mais livre e que receba mais ar.
  4. Mantenha intactos alguns rebentos velhos para que sustenham a planta. As flores, ao ser tão grandes, costumam ter bastante peso, pelo que, se podar em excesso, os ramos não poderão suster-las.

Como vê, podar hortênsias não é um processo demasiado complexo, mas requer que preste toda a atenção. Com um pouco de delicadeza e planificando como e quando o fazer, conseguirá ter hortênsias de grande beleza.

E como escrevemos sempre: perante qualquer dúvida ou problema, dirija-se a um centro de jardinagem especializado ou a um horto para que lhe possam ajudar com as suas dúvidas.

hortênsia azul

hortênsia azul

Sumário
Como podar hortênsias
Nome do Artigo
Como podar hortênsias
Descrição
Neste novo artigo de jardinagem mostramos como podar hortênsias. Nele aprenderá a podar as que crescem em madeira velha e as que o fazem em madeira nova.
Autor
Nome do Editor
Tudohusqvarna
Logo do Editor