Hoje, no blog oficial da Husqvarna, procuramos centrar-nos nos amantes da jardinagem e por isso, este novo artigo foi pensado especialmente para eles.

Temos quase a certeza de que em algum momento da sua vida se perguntou: Porque devo podar as árvores? Que ferramentas de poda devo usar? Devo podar no inverno ou no verão? Se é assim, este post é para si.

Neste artigo, o tema é a poda de árvores.

Talvez ao princípio pareça-lhe um processo um pouco complexo, mas verá que após terminar a leitura, terá uma ideia muito mais clara sobre este assunto. Além disso, vamos a deixar à sua disposição um par de tutoriais em vídeo em que a nossa embaixadora Monique Briones explica os aspetos mais importantes da poda de árvores.

Porque é importante a poda de árvores e plantas?

Se tem seguido os nossos artigos, saberá que em muitos deles temos reiterado a importância da poda na manutenção das espécies vegetais. Há algumas plantas que requerem ser podadas pelo menos uma vez por ano.

Outras, no entanto, não toleram este processo.

Conhecer as necessidades da espécie é determinante para ter êxito no seu cultivo. Em muitas ocasiões, estes conhecimentos podem mesmo marcar a diferença.

A poda de árvores não é uma tarefa ‘ligeira’. Não se deve fazer por fazer. Uma má técnica ou um excesso de corte pode ter consequências catastróficas para a planta. Alguns dos resultados mais graves são a redução do crescimento, da floração, da produção de frutos e a vulnerabilidade da espécie a pragas ou doenças.

Com a poda não só estará a fazer a manutenção em perfeitas condições das suas árvores, também estará a manipular o seu crescimento, a sua forma e, em caso de ser de fruto, a sua produção de frutos.

Que tipos de poda existem?

Antes de realizar a poda, deve-se ter muito claro que é o que se procura com este processo e, sobretudo, que necessita em realidade a árvore.

Tal como mencionado, nem todas as plantas têm que ser podadas periodicamente. Em muitas ocasiões, basta uma simples intervenção quando o crescimento se descontrola demasiado. Outras, só requererem a eliminação das partes murchas.

Cada planta tem uma necessidade de poda e conhecer as suas características e requisitos é determinante. Poda-se de uma forma ou outra dependendo não apenas de esses fatores, também deverá ter em conta o momento da vida em que se encontra a árvore.

Existem vários tipos de poda, mas as mais importantes são a de formação e a de manutenção. Outros processos são os de frutificação, de rejuvenescimento ou de floração.

A poda de formação

O objetivo deste processo é dar-lhe forma a uma espécie para que tenha um determinado aspeto estético. com a poda de formação também se induz o desenvolvimento de ramos fortes, bem distribuídas e em caso de ser uma árvore de fruto, a simples recolha dos frutos.

Os fins básicos são:

  • Dirigir o limitar o crescimento: se se deixa crescer livremente uma árvore, pode ter um desenho demasiado selvagem para o nosso jardim. O que se procura com a poda de formação é manter equilibrado o desenvolvimento de uma espécie. Um claro exemplo disto são os bonsais ou as sebes.
  • Controlar a produção de flores e frutos: uma excessiva produção de flores ou frutos pode provocar uma má qualidade dos mesmos. Ao podar algumas secções de ramos débeis, desvia-se a energia da árvore fazia o que verdadeiramente importa.
  • Evitar a aparição de pragas e doenças: é um meio efetivo para controlar o ataque de pestes ou doenças. Uma poda bem feita permite que a árvore se desenvolva mais forte e com maior vitalidade. Além disso, evita-se a rutura dos ramos mais débeis (porta de entrada dos organismos infeciosos).

A poda de formação faz-se durante os primeiros anos de vida da planta, sobretudo, nos momentos posteriores à plantação.

poda de árvores

poda de árvores

A poda de manutenção

Também conhecida como de saneamento. Esta poda consiste em eliminar as partes da árvore mais indesejáveis. Quando falamos de indesejáveis estamos a referir-nos a ramos secos, cepos, ramos débeis com risco de se partir, folhas secas, etc.

Este processo realiza-se uma vez que a árvore tenha a sua forma já definida e faz-se durante toda a vida da árvore. Há espécies que requerem uma poda de manutenção todos os anos (como as árvores de fruto) e outras a que lhes basta uma menor frequência de corte.

Antes de proceder com esta tarefa, deve conhecer quais são os requisitos da espécie que têm plantada.

Outros tipos de poda

poda de altura

poda de altura


Os dois processos anteriores estão praticamente indicados para todas as espécies arbóreas. Mas existem outro tipo de podas específicas para alguns tipos de árvores.

As que deve saber são:

  • Poda de frutificação: é a que se leva a cabo nas árvores de fruto. Tem como objetivo principal o de obter frutos de qualidade. Para tal procura-se equilibrar as gemas da fruta com as gemas de madeira. Recomenda-se fazê-la no momento da plantação, pois se esperar que o exemplar é adulto, supõe um grande esforço, muito mais tempo e ferramentas mais complexas.
  • Poda de floração: como no caso anterior, procura-se uma produção com flores de mais qualidade e aspeto espetacular. Os arbustos mais representativos são as roseiras ou as hortênsias. Antes de podar, deve saber quais são os requisitos de poda da sua árvore.
  • Poda de rejuvenescimento: destina-se às espécies que se abandonaram e deixado a crescer sem qualquer controlo. O que normalmente faz-se nestes casos é reduzir os ramos secos e entrecruzados e eliminar os mais envelhecidos e débeis.

No seguinte vídeo, a nossa embaixadora Monique Briones ensina-nos como se poda uma árvore.

Em que época é melhor realizar a poda de árvores?

A época de poda é outro dos aspetos que mais dúvidas gera em qualquer jardineiro.

O melhor momento para levar a cabo este processo depende do tipo de árvore que tenha plantado. Não é o mesmo uma poda para uma árvore de folhagem caduca e de uma árvore de folhagem perene.

De novo, deve ter pleno conhecimento das características da espécie.

Para as árvores de folha caduca, a época de poda deve ser no inverno, pois é o momento em que já tinham acabado de florescer e encontra-se em repouso. No entanto, as outras podem-se podar no verão para assim evitar a perda de grandes quantidades de seiva.

Sempre que faça uma poda durante o verão, deve nutrir e regar muito bem a planta.

Quais são as ferramentas de poda? E as de segurança?

poda de sebes

poda de sebes


Sempre que se faz uma poda de árvores devem-se usar ferramentas de qualidade e equipamentos que se encontrem em perfeito estado. Use o que usar, deve estar corretamente afiado e deve ter a manutenção oportuna.

Existem várias ferramentas de poda, mas cada uma delas tem um uso ou fim específico. As mais importantes são:

  • Tesouras de poda: são as mais empregadas e distinguem-se as de uma mão ou as de trabalhar com as duas mãos. Aqui tem um papel importante as suas preferências. As de uma mão costumam destinar-se a ramos mais finos e as outras a troncos mais grossos.
  • Serrotes: foram concebidos para levar a cabo a poda de ramos ainda mais grossos.
  • Corta-sebes: são as ferramentas perfeitas para materiais mais finos como as folhas. Se vai podar várias árvores, é recomendável usar uma destas máquinas, pois o seu trabalho será mais rápido e o seu jardim ficará muito mais bonito.

E não nos esqueçamos dos elementos de segurança!

Sempre que se realiza uma tarefa no jardim, devemos proteger-nos como deve ser. Para a poda de árvores devemos usar luvas. Com as luvas evitará cortar-se, picar-se ou ter alguma reação alérgica.

O emprego de óculos também é importante pois são elementos imprescindíveis se a poda tem como consequência que voem estilhaços de madeira, pedras ou outro tipo de materiais.

No seguinte vídeo, Monique Briones esclarece-nos quais são as melhores ferramentas para podar e que elementos de segurança se devem usar na altura em que se leva a cabo este processo.

E assim termina este artigo de jardinagem. Esperamos que seja útil e dado resposta a qualquer dúvida que possa ter sobre a poda de árvores.

 

Sumário
Poda de árvores: os aspetos a ter em conta
Nome do Artigo
Poda de árvores: os aspetos a ter em conta
Descrição
Neste post vamos detalhar os aspetos mais importantes da poda de árvores. Para tal, analisamos a época, os tipos e as ferramentas de poda. Além disso, oferecemos um par de vídeos explicativos.
Autor
Nome do Editor
TudoHusqvarna
Logo do Editor