Manter um jardim em perfeitas condições não é nada fácil, é bem sabido.

Cortar o relvado, escarificar, podar, transplantar, são alguns dos processos que se devem levar a cabo nos espaços verdes. Neste artigo de jardinagem procuramos dar resposta a uma das perguntas mais habituais: Como cortar o relvado do jardim?

Fazê-lo no período idóneo, com as ferramentas adequadas e de uma forma determinada, são alguns dos fatores-chave que determinam o sucesso ou não do relvado perfeito.

Portanto, e para o ajudar a superar mais facilmente este processo, vamos analisar os aspetos mais importantes e vamos oferecer-lhe algumas dicas. Assim, poderá enfrentar o corte do relvado sem nenhum problema.

Começamos?

Cortar o relvado: aspetos a ter em conta

Uma das dúvidas mais frequentes na altura de levar a cabo a manutenção e tratamento de um jardim, é o seu corte.

Como cortar o relvado? Com que periodicidade se deve cortar a relva? A que altura se deve cortar? São algumas das questões que as pessoas que dispõem de um espaço verde fazem regularmente.

Se é uma destas pessoas, sabe seguramente que cortar o relvado não é um processo que sirva unicamente para melhorar a aparência do mesmo, também supõe uma melhora geral do jardim, das suas plantas e árvores e da sua própria qualidade de vida.

Para conseguir um relvado bonito e são devemos corta-lo no momento oportuno e da forma correta.
Por isso, vamos pôr à sua disposição os aspetos e fatores mais importantes que deve ter em conta na altura de cortar o relvado. Sobre isto, falaremos da altura de corte, das ferramentas e do processo em si.

Quando se deve cortar o relvado?

  • Uma dúvida que surge com maior frequência na altura de cuidar um jardim, é a periodicidade com que devemos realizar o corte do relvado.
  • Não nos podemos por uma data fixa, nem seguir uma data assinalada.
  • A regularidade de corte vai depender das condições climatéricas existentes, da época do ano em que nos encontremos ou de por exemplo a variedade de relva.
  • Como norma geral, o relvado deve-se cortar com maior assiduidade no verão (uma vez por semana aproximadamente) e durante a primavera e o outono, com que se corte duas ou três vezes ao mês será suficiente.
  • No inverno, a frequência de corte é baixa ou nula.
  • O melhor momento para realizar este processo é o final da tarde / anoitecer. Se o fizer durante este período, poderá evitar as horas de maior calor.
  • Além disso, devemos-nos assegurar de que o jardim não esteja molhado, caso contrário, o corte não será homogéneo.
controlar a altura de corte da relva

controlar a altura de corte da relva

A que altura se deve cortar o relvado?

  • A altura de corte é outro dos fatores mais importantes quanto ao cortar o relvado.
  • A altura ideal é mais alta, entre os 5 e os 10 centímetros de altura. Se cortar a relva seguindo esta recomendação permitirá que esta possa manter a biomassa e por conseguinte, continuar o crescimento são e a bom ritmo.
  • No entanto, uma altura de corte baixa terá efeitos contrários, prejudicando além disso as ferramentas que use (corta-relva e plataforma de corte).
  • Mantenha o nível, sobretudo no verão, assim o seu relvado aguenta toda a estação.
aparar a relva

aparar a relva

As ferramentas adequadas e a forma de corte

  • O uso de umas ferramentas ou outras, vai ser determinante para conseguir um bom corte. Ao falar de ferramentas estamos a referir-nos a, por exemplo, os corta-relvas e os aparadores de relva.
  • Para obter os melhores resultados, deve planificar com muito cuidado a rota do corte, ou seja, as zonas pelas quais vai passar, evitando sempre que seja possível, as viragens bruscas. Corte o relvado realizando círculos concêntricos, desde fora para dentro.
  • Tente variar a direção de condução para prevenir a repetição do padrão de corte.
  • Se tiver em conta os conselhos anteriores, conseguirá que a relva tenha um melhor aspeto, pois os caules endurecem e os restos de relvado dispersam-se de forma mais homogénea.
  • Em caso de usar um aparador de relva, deve regular o corte a uma altura concreta, assim evitará danificar o relvado em caso de que o corte demasiado.
  • Em zonas complexas, é melhor recortar primeiro ao redor dos obstáculos.

Se ainda tem alguma dúvida quanto ao corte do relvado ou sobre algum ponto do processo, poderá vê-lo com os seus próprios olhos no tutorial em vídeo que se segue, abaixo.

Nele, a nossa embaixadora, Monique Briones, explica a melhor forma de cortar e manter bonito o nosso jardim.

Esperamos que lhe tenha sido útil este nosso artigo.
 

Sumário
Manutenção e tratamento do jardim:Como cortar o relvado?
Nome do Artigo
Manutenção e tratamento do jardim:Como cortar o relvado?
Descrição
Neste artigo procuramos dar-lhe dicas para cortar o relvado. A altura de corte, a frequência e as ferramentas, são alguns dos aspetos mais importantes.
Autor
Nome do Editor
TudoHusqvarna
Logo do Editor