Novo post da categoria “Ferramentas”! Desta vez relacionado com os corta-sebes Husqvarna.

Vamos analisar a manutenção de um dos seus componentes, o filtro de ar.

Se é proprietário de um corta-sebes ou se trabalha com uma destas máquinas, sabe que manter o corta-sebes em perfeitas condições traduz-se numa significativa redução do risco de sofrer algum acidente, diminuindo a possibilidade de rutura ou falha de algum dos seus componentes e sobretudo, no alongar a vida útil do corta-sebes.

Para que estas máquinas funcionem corretamente deve-se levar a cabo uma manutenção diária, semanal e mensal.

Neste artigo, analisaremos o processo de manutenção de um dos componentes do corta-sebes, o filtro de ar. Com os passos que detalharemos e os fatores que realçaremos, esta operação tornar-se-á mais simples.
Recordamos que já abordamos a questão da manutenção dos filtros de ar nas roçadoras e nas motosserras Husqvarna.

Comecemos.

Manutenção do corta-sebes: limpeza do filtro de ar

Manter um corta-sebes Husqvarna em perfeitas condições determina não apenas a qualidade do trabalho, já que também será fundamental para assegurar a segurança quando se levem a cabo as tarefas de manutenção do jardim.

A manutenção destas máquinas passa por verificar os componentes, limpar alguns elementos e trocar os que se encontrem defeituosos ou apresentem algum dano.

No âmbito deste artigo, o filtro de ar deve ser limpo com regularidade. Mas primeiro vamos ver o que é um filtro de ar

O que é um filtro de ar

Antes de começar a analisar como se limpa um filtro de ar, talvez devamos explicar o que é esta peça das nossas máquinas.

corta-sebes filtro de ar estrangulador
corta-sebes filtro de ar estrangulador

O filtro de ar não é mais que um dispositivo concebido para eliminar as partículas sólidas do ar (pó, pólen, bactérias, etc.). Existem vários tipos, mas no caso que nos ocupa, o de esponja é o que vamos analisar.

Um filtro de ar de esponja encarrega-se de proteger a máquina da sujidade e do pó que se encontra nos ambientes mais complexos. Graças a este componente, os corta-sebes podem operar de forma ótima, mesmo quando as condições são as mais extremas e exigentes.

Os problemas que pode acarretar ter um filtro de ar sujo ou em mau estado

Trabalhar em ambientes poeirentos e com uma grande quantidade de partículas em suspensão no ar, está na ordem do dia. Por isso, manter o filtro de ar limpo e em bom estado é tão importante.

Quando um destes componentes não está em perfeitas condições, podem-se produzir problemas e falhas como os que se detalham de seguida:

  • a potência do corta-sebes pode ser reduzida.
  • o carburador pode sofrer algum dano.
  • Problemas no arranque da máquina.
  • as peças do motor podem-se desgastar mais do que o habitual.
  • o consumo de carburante pode ser excessivo, algo que terá um efeito negativo no seu bolso.

Se o preocupa que o corta-sebes cumpra com o seu objetivo, limpar o filtro de ar deve ser uma das suas prioridades.

Limpeza do filtro de ar

Tal como mencionado anteriormente, ter uma máquina em bom estado, traduz-se num trabalho mais simples, mais seguro e mais rápido.

Como em todas as nossas máquinas, o corta-sebes requer uma manutenção diária, semanal e mensal de cada um dos elementos que o constituem. Alguns devem-se verificar e limpar no final de cada uso, mas outros, como por exemplo, o depósito de combustível ou o filtro de combustível, só necessitam de uma revisão mensal.
E o filtro de ar não é diferente.

Para levar a cabo uma limpeza correta do filtro de ar, deve seguir os seguintes passos:

  1. Antes de fazer qualquer coisa, deve fechar a válvula estranguladora.Como? Subindo o estrangulador (tal como aparece na foto esquerda de cima).
  2. Depois, desmonta a cobertura do filtro de ar e retire o filtro.
  3. Lave o filtro com água quente misturada com sabão. Antes de voltar a montá-lo, verifique que está totalmente seco.
  4. Se observar alguma falha, avaria ou que está demasiado sujo para poder limpá-lo completamente, recomendamos que o substitua por um novo.
  • Nota: o filtro de ar deve ser limpo a cada 25 horas de funcionamento ou de forma mais frequente se se trabalha em ambientes muitos poeirentos.

Ensopar o filtro de ar com óleo

Para que o filtro de ar esteja mais protegido, e por conseguinte o corta-sebes, deve-se ensopar com um óleo especial. Este contém solvente para facilitar a distribuição uniforme no filtro, por tanto, deve evitar que a sua pele entre em contacto com ele.

corta-sebes óleo filtro de ar
corta-sebes óleo filtro de ar

Os passos para levar a cabo esta operação são os seguintes:

  1. Introduza o filtro num saco de plástico.
  2. Verta o óleo nesse saco.
  3. Massaje o saco para que o óleo fique distribuído de forma uniforme.
  4. Esprema o filtro para retirar o excesso desse óleo.
  5. Após eliminar esse excesso, deve voltar a colocar o filtro na máquina.
  • Nota: o óleo que se deve usar é um especial para filtros da Husqvarna.

Terminamos esta nossa breve explicação sobre como limpar o filtro de ar de um corta-sebes. Se ainda tem dúvidas sobre algum dos passos, recomendamos que se dirija ao revendedor oficial da Husqvarna mais próximo.

¡Partilhe este artigo!