Qual é a melhor forma de criar um ambiente confortável e seguro para cães e em simultâneo ser um espaço atraente para plantas e pessoas?

A melhor forma é desenhar o jardim de forma a garantir as necessidades do canídeo. Assim o cão pode brincar e correr sem se magoar ou estragar as flores de que tanto gosta.
Bom, também terá que aprender a lidar com a frustração de ver os canteiros de flores uma vez por outra completamente destruídos, mas ter um cão também significa desistir do perfecionismo e aprender a perdoar.

O primeiro passo é aprender a pensar como um canídeo: o que pode querer um cão? Cada raça tem a sua especificidade e personalidade. Assim, obviamente, quanto melhor pudermos acomodar a personalidade do
cão, mais feliz ele estará. E quanto mais feliz estiver o seu cão, maiores as hipóteses de manter um jardim de que todos gostem.

De que necessitam os cães:

  • caminhos para correr e patrulhar
    Os cães precisam de exercício; Os caminhos dão-lhes um espaço designado para fazê-lo, bem como um local para realizar o seu ‘trabalho’: patrulhar a propriedade e manter fora os intrusos. Pode por exemplo sacrificar alguns metros ao longo da cerca para um caminho de perímetro, para satisfazer simultaneamente as duas necessidades. Se os seus cães já criaram os seus próprios caminhos através do jardim, não tente redirecioná-los. Em vez disso, transforme as suas rotas em caminhos adequados.
    Um caminho de 1 metro de largura é suficiente para a grande maioria dos cães. Os animais de estimação parecem gostar de ter seu próprio “jardim secreto”, portanto, pode ser necessário plantar uma ‘tela’. Se o seu cão gosta de escavar, talvez seja necessário instalar uma barreira subterrânea feita de vergalhão, malha de arame ou betão moldado.
  • um local para fazer as necessidades
    O seu cão necessita de um local para se aliviar, o que não quer dizer que seja o relvado ou o canteiro. Torne um canto do seu jardim como WC e treine o seu animal doméstico para fazer as necessidades apenas nesse local.
    Cubra a área designada com material que o canídeo aceite e que possa ser facilmente limpo.
    Laje, cascalho, tijolos e pedaços de madeira são boas escolhas. Se você tiver um macho, considere adicionar um poste de marcação para que ele possa definir o seu território.
  • sombra e abrigo
    Os cães também gostam de ficar ao sol. Portanto, arranje um espaço para ele. Mas também necessitam de sombra. Portanto, tenha também uma área de sombra e abrigo para ele.
  • Plante densamente e de forma sensata
    Se plantar densamente áreas ajardinadas, os cães não vão para lá. Mas recomendamos algumas precauções adicionais. Plante em áreas elevadas e comece com plantas de maior porte. Coloque cercas temporárias em torno das novas plantações; Quando você as remover, adicione uma borda de rochas ou uma barreira baixa como um lembrete para não entrar.
    Plante arbustos à prova de brincadeira e plantas perenes como gramíneas ornamentais ao redor da borda do jardim. Coloque plantas quebradiças no centro, onde serão protegidas.
  • Paisagismo seguro para animais de estimação
    Evite plantas espinhosas, que podem causar lesões oculares graves. Seja muito cauteloso com plantas venenosas, como semente de rícino ou heléboro, em áreas de acesso fácil.
    Muitos cogumelos selvagens produzem aflatoxinas, que podem ser fatais se ingeridas por cães; Se lhe aparecerem cogumelos, descarte-os imediatamente. A pilha de compostagem também deve estar fora do alcance dos canídeos pelo mesmo motivo. As ervas daninhas podem ser perigosas, especialmente gramíneas rabo de raposa com cabeças de semente farpadas, que os cães podem inalar acidentalmente com sérias consequências.


Elementos de um jardim amigo de cães:

  • Cenário rígido suave: lajes lisas criadas a partir de seixos formam um leito de riacho seco que os cães podem pisar confortavelmente.
  • Camada protetora do solo confortável: pequenas aparas de cedro são fáceis para patas mas grandes demais para se agarrarem à roupa.
  • Controlo de fronteira: Pedaços de madeira flutuante persuadem os cães para não se aproximarem de áreas plantadas
  • pista de corrida: um caminho longo e sinuoso permite exercitar
  • plantas sensíveis: As plantas perto dos caminhos devem ter folhagem macia, mas devem ser resistentes o suficiente para poder suportar toda a atividade canina
  • marco: uma peça escultural de madeira flutuante serve como marcador de território

Plantas Tóxicas para Cães:

¡Partilhe este artigo!