Cultive a azálea para uma explosão de cor e beleza no jardim
800 834137 apoioaocliente@lojahusqvarna.com

Devolução garantida

Garantia Husqvarna

Envio grátis a partir de 19€

Pagamento seguro

Para uma explosão de cor, cultive a azálea

Quer decorar a sua casa e o seu jardim e não sabe como? Gosta de plantas com flores de cores vivas? Sim? Então a azálea vai interessar-lhe.

Hoje escrevemos sobre a azálea. Como deve saber (ou não), esta linda planta é uma das mais utilizadas em jardinagem e tudo se deve à beleza das suas flores.

Neste artigo, vamos mostrar todas as características da azálea, os cuidados de que necessita e as doenças e pragas que pode ter que enfrentar durante o seu desenvolvimento.

azáleas
Azálea: Que é e que características tem
Nome comum
Azálea
Divisão
Magnoliophyta
Classe
Magnoliopsida
Família
Ericaceae
Tribo
Rhodoreae
Género
Rhododendron L
Origem
As azáleas são originárias de vários continentes. As espécies mais usadas na jardinagem têm origem no Japão e na China.

azálea é uma planta de porte arbustivo que pertence à familia das Ericáceas. Na atualidade existe uma grande variedade de espécies de azálea, sendo muitas delas criações híbridas (flores mais grandes e cores mais vistosas).

De acordo com a variedade de azálea, a folhagem varia. Espécies como por exemplo a Tsutsuji, que se mantém verde durante todo o ano (folhagem perene) e outras como a Panthera que tem folhas caducas.

De crescimento lento, esta planta encontra-se muito ramificada. Pode alcançar de forma excecional o metro e meio de altura, sendo o normal um metro de altura.

As suas folhas são elípticas e no interior tem cotão.

Mas se há algo que caracteriza esta bela planta é as suas flores. Destacam-se pelas suas cores tão vivas. Podem ser brancas, cor-de-rosa, violeta e mesmo com padrões de várias tonalidades.

A azálea floresce no início da primavera.

Para conseguir que floresça durante todo o ano, recomenda-se cultivá-la em estufas. Para tal, há que ter muito em conta as necessidades da planta e os cuidados de que necessita. Num dos nossos posts de jardinagem já abordamos em profundidade o tema da manutenção da azálea.

azáleas
Como deve supor, a azálea é uma das plantas mais empregada na decoração de jardins. Claro, pelas suas flores.
Usos principais da azálea

Esta bela planta é considerada tanto espécie de interior como de exterior. Ainda que não é propriamente uma variedade de interior, quando se lhe proporcionam as condições adequadas, consegue-se uma grande floração.

A azálea também se pode cultivar como” bonsai. Dado ter raízes pequenas e ramos firmes e lenhosos, aceita uma poda de formação.

azáleas

Quais são os cuidados de que necessita a azálea?

Tal como mencionado anteriormente, a azálea é uma espécie de crescimento lento que floresce no início da primavera. Para manter as flores com o aspeto desejado e para que a planta se desenvolva corretamente, necessitará de certos cuidados.

Mas não se preocupe, a manutenção não é complexa.

As azáleas requerem cuidados frequentes, mas cada um deles é relativamente simples. Basta que tenhas em conta o seguinte e conseguirá que a sua planta cresça vigorosa e sã:

  • A azálea pode-se desenvolver no interior de casa ou no jardim. Dependendo da localização, as suas necessidades variam. Não tolera bem temperaturas quentes e climas secos, pelo que procure plantá-la em zonas em que se encontre resguardada do sol.
  • Também não toleram mudanças bruscas de temperatura. Prefere climas temperados e bem ventilados. Não sobrevive às geadas.
  • Requer muita luz, mas nunca Sol direto. Se for mantida num espaço em que o Sol incide de forma direta, as suas folhas murcham. O melhor é plantar as azáleas em áreas de semi sombra.
  • Quanto à rega, a azálea necessita de terrenos húmidos pelo que deve regá-la todos os dias no verão e menos frequentemente no inverno. Tente não a encharcar e plante-a num substrato que drene bem.
  • Pode fornecer fertilizante e adubo durante a temporada de crescimento, assim estimulará o seu desenvolvimento.
  • Se o que deseja é uma azálea compacta, recorte-a após ter terminado o período de floração.

E é tudo sobre a manutenção da azálea. Como vê, não requer grandes cuidados. Se tiver em conta o que mencionamos previamente, conseguirá uma planta de belas flores.

azáleas
azáleas

As doenças e pragas da azálea

Que problemas pode ter a azálea? Com o cuidado adequado, esta planta está (quase) livre de doenças e pragas. Mas apesar disso, pode sofrer o efeito de, por exemplo, uma má drenagem ou um sol demasiado forte.

Alguns dos problemas mais habituais são:

  • Folhas caem: pode ser devido a um excesso de calor ou à falta de rega. Dê-lhe a sombra e a água de que necessita.
  • Folhas amarelecem e ficam com uma camada semelhante ao veludo: a azálea está afetada pelo míldio empoeirado. Para o eliminar, retire as partes afetadas e empregue um fungicida específico.
  • Não floresce: é uma das consequências de uma má adubação.

¡Partilhe este artigo!

Arbustos Fichas

Não perca as nossas novidades e promoções!

Subscreva a nossa newsletter para não perder nada sobre a Husqvarna. Preencha o formulário e receba informação sobre promoções, novidades, dicas e muito mais!

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Nenhum produto no carrinho.