Com este post, inauguramos uma nova categoria do blogue: Atividades ao Ar Livre. Talvez se pergunte: mas porque é que a Husqvarna escreve sobre ciclismo? A resposta é muito simples. Este ano começamos a patrocinar as Voltas ciclistas a Espanha e Itália, duas das mais importantes provas desta modalidade desportiva tão popular.

Assim, pareceu-nos interessante começar a escrever alguns artigos relacionados com este tema. Portanto, se é um amante do ciclismo ou esta a pensar em entrar neste mundo apaixonante, nada como começar por ler os nossos artigos sobre os velocípedes.

Neste post, vamos tratar de um aspeto fundamental para qualquer pessoa que esteja a pensar em comprar a sua primeira bicicleta, e procuraremos dar resposta à pergunta que encabeça este post: Qual é a bicicleta ideal para si?

Aspetos chave a ter em conta ao escolher a primeira bicicleta

bicicleta em contra luz
bicicleta em contra luz

Questões como qual é a bicicleta ideal? Qual é a que se adapta melhor às minhas necessidades? Que tamanho de bicla tenho? São exemplos claros do que um utilizador principiante se questiona ao estar numa loja especializada em ciclismo. Por isso, neste post tratamos de responder a estas e a muitas outras dúvidas de forma simples e prática.

Os fatores-chave que deverá considerar quando decidir adquirir a sua primeira bicicleta estão relacionados com, por exemplo, o uso que lhe quer dar, o seu tamanho ou o tipo de bicicleta pretendida.

Pensa e analize detalhadamente no como e onde vai utilizar a bicicleta

O primeiro que deve ter em conta quando quiser adquirir a sua primeira bicicleta, são os usos que lhe vai dar, ou dito de outro modo, onde a vai usar, para quê e durante quanto tempo.

Uma pessoa que esteja a pensar em comprar uma bicicleta para utilizar na cidade não necessita do mesmo que outro utilizador que a queira para percorrer espaços naturais como montanhas ou bosques, ou outro que a pretenda para percorrer grandes distâncias em terrenos asfaltados. O tipo de bicicleta que tem que adquirir dependerá de tudo isto. A seguir analisamos alguns dos modelos mais característicos e que se adaptam a cada um dos usos já mencionados.

BTT: a bicicleta todo-o-terreno

Como referido no título desta secção, as biclas BTT são consideradas bicicletas todo-o-terreno, especializadas em montanha. Destina-se aos utilizadores que procuram aventura, aos que pretendem percorrer paisagens naturais como bosques ou caminhos difíceis.

Este modelo de bicicleta carateriza-se por ter componentes mais resistentes, que reduzem os impactos do terreno. Dispõem, em muitos casos, de um sistema de suspensão que pode ser simples (só na forqueta dianteira) ou duplo (na forqueta dianteira e com amortecedor traseiro). Contam também com coberturas mais duras e com pastilhas que absorvem as irregularidades do terreno.

A bicicleta de cidade

As denominadas biclas urbanas foram concebidas para o transporte prático. Estes modelos usam-se principalmente para fazer trajetos curtos, como, por exemplo, fazer o percurso casa / trabalho ou passeios pela cidade. Na atualidade são muito populares nas cidades mais turísticas, onde existem por vezes grandes frotas de serviços públicos que operam e administram este tipo de transporte. Por exemplo, as Bugas de Aveiro. Ver uma cidade nunca foi tão fácil!

Quanto às suas características principais, este tipo possui rodas grandes e pneus finos para rodar mais comodamente e com maior facilidade no asfalto. Costumam ter uma barra superior curvada que facilita a subida para o selim, uma só velocidade e travões que reduzem a necessidade de manutenção. Além disso, muitas delas têm incorporados cestos ou porta-bagagens para transportar objetos.

A bicicleta de estrada

As bicicletas de estrada, também conhecidas como de corrida, foram projetadas para os utilizadores que percorrem grandes distâncias e para os que querem fazer desporto. Os modelos incluídos nesta categoria são fabricados para a velocidade é por isso que vêm com elementos como ângulos de assento e frontais muito verticais, uma forqueta pouco curvada e um pedal do eixo alto. Para além disso, o seu guiador varia em função das necessidades do ciclista. Os pneus são estreitos e de alto rendimento. Ou seja, todos os componentes destas bicicletas foram concebidos para melhorar a aerodinâmica.

BTT
BTT

Tamanho da bicicleta

Para conseguir comprar a bicicleta ideal, também deve ter em conta o tamanho. Escolher um tamanho que não se adapta ao seu corpo pode causar problemas como uma postura forçada, desconforto e, em muitos casos, lesões.

Em muitos casos, o aconselhamento de um profissional é vital, já que muitos fabricantes indicam os tamanhos das suas bicicletas em códigos alfabéticos ou numéricos. Se vai determinar o tamanho da bicicleta, convém saber que a esta medida é determinada pelo comprimento do tubo vertical do quadro (que liga o eixo do pedal com o espigão do selim).

Nesta hiperligação (em espanhol) pode calcular de maneira muito simples o tamanho da bicicleta de montanha, estrada e urbana, uma vez que esta varia em função do tipo de bicicleta de que vai necessitar.

Pense no orçamento

Ainda que possa não ser de grande importância, pensar no orçamento disponível para comprar a primeira bicicleta é fundamental, pois este determina se a máquina vai ser básica ou se, pelo contrário, consegue adquirir modelos muito melhores.

Componentes que são importantes na escolha de uma bicicleta

Por último, vamos analisarelementos que também são importantes na altura em que se pretende adquirir a bicicleta ideal. O melhor é pedir aconselhamento profissional, pois ao ser novato no mundo do ciclismo é melhor começar com o pé direito.

pedaleira de bicicleta
pedaleira de bicicleta

Material do quadro: Existe uma grande variedade de materiais para os diferentes tipos de bicicleta. Por exemplo: aço (resistente e de baixo custo), alumínio (leve, flexível e resiste melhor à corrosão), titânio (mecânica resistente, leve e flexível) e fibra de carbono (rígido, leve e de grande resistência mecânica.

Sistema de travagem: Este é outro dos elementos mais importantes da bicicleta. Este sistema varia dependendo de se são máquinas destinadas à montanha ou à estrada. Tenha em conta o tipo de bicicleta de que necessita e para que a vai usar.

 

¡Partilhe este artigo!